30 de julho de 2011

A NOVA PAIXÃO DOS ADEPTOS


Nolito é a nova paixão dos adeptos

Os adeptos do Benfica já elegeram a grande paixão deste início de época: Manuel Agudo Durán, 24 anos, Nolito no mundo do futebol, tem enchido as medidas ao universo encarnado.

O golo apontado na primeira mão da terceira pré-eliminatória da Champions, frente ao Trabzonspor, mais não fez do que dar uma dimensão ainda maior ao carinho que já se sentira pelo atacante espanhol durante toda a pré-época.

Nem de propósito, no primeiro treino à porta aberta depois do sucesso contra o vice-campeão turco, a figura foi... Nolito. O ex-Barcelona B parece contagiado e moralizado pela onda de euforia que tem acompanhado os seus primeiros passos na Luz, reagindo de forma muito positiva, em termos técnicos e emocionais, ao estado de graça que atravessa.

28 de julho de 2011

Benfica - Trabzonspor 2-0

«Muito feliz pelo meu primeiro golo na Luz»


O autor do golo da Noite, Nolito, mostrou-se muito feliz pelo tento realizado ante o Trabzonspor. «Foi um grande jogo, e estou muito contente, é uma alegria muito grande conseguir o meu primeiro golo no Estádio da Luz», afirmou, pouco depois do final da partida.

Sobre a sua influência na partida, o espanhol preferiu realçar o colectivo: «Fizemos uma boa partida, onde a vontade de todos veio ao de cima e conseguimos a vitória. O importante é que no fim possa ter ajudado a equipa a vencer».

Numa altura em que é dos jogadores mais apreciados pelos adeptos, e um dos reforços com melhor produtividade, Nolito mostrou-se mais uma vez humilde. «Fico feliz pelo carinho dos adeptos, mas há que manter a cabeça baixa e trabalhar em prol da equipa», referiu.

O jogador não foi opção inicial de Jorge Jesus, mas, apesar do golo e influência no encontro, garante compreender a decisão do treinador. «Temos um plantel muito competitivo e aqui as oportunidades são difíceis de conseguir», referiu, realçando que tudo fará por um lugar no onze inicial da equipa da Luz.

GRANDE NOLITO

2 de julho de 2011

A impressionante história de Nolito


Nem tudo foi um mar de rosas para Nolito até chegar às luzes da ribalta. Manuel Agudo Durán, mais conhecido por Nolito, teve várias adversidades durante a sua infância. Filho de um pai que não quis tomar conta de si e de uma mãe que se encontra presa por causa de problemas com a droga, Nolito foi criado pelos avós. Em Sanlúcar de Barrameda, vivia com dois irmãos e onze tios na mesma casa, passando várias dificuldades. Chegou mesmo a ver a sua avó Dolores a recorrer à ajuda da Caritas para arranjar meios para o alimentar e vestir.

O seu avô Manuel, foi como um pai para si, e por isso, quando o pai descobriu que Nolito era craque, de forma interesseira, tentou aproximar-se oferecendo-lhe uma bola no Natal. Pedro Soto, seu ex-treinador, levou-a até à casa de Nolito e, apesar de a avó ter achado que a prenda não devia ser dada ao pequeno, o avô, não viu o porquê de rejeitar a mesma e deixou a decisão para Nolito. Quando lhe foi oferecida a bola, o jovem espanhol rejeitou-a prontamente dizendo que só tinha um pai, e esse pai, era o seu avô.

Sanlúcar raramente é notícia por boas razões dado que é um local problemático em que o tráfico e consumo de droga é a nota dominante. A maior parte dos jovens, segue o caminho da delinquência e da droga, no entanto, Nolito optou por seguir outro: o do futebol. Desde muito cedo mostrou apetência e se notabilizou no clube local. Jogava na rua de pés descalços e muitas vezes se esquecia das refeições porque se encontrava no campo do seu bairro a jogar. Aos 13 anos, o seu avô Manuel, achou que colocá-lo a trabalhar seria a melhor opção para evitar cair na tentação da droga, por isso, foi trabalhar para uma “carnicería”, em bom português, num talho. Anos depois, quando Nolito chegou ao Barcelona, o seu avô disse-lhe que já poderia morrer feliz dado que já tinha o neto a jogar no seu clube do coração. Pouco tempo depois, acabou por falecer e foi mais um duro golpe na vida do jovem espanhol. Quando chegou ao Barça, passou desde logo a ser idolatrado por toda a cidade e agora, até há um bar que é também um grande museu apelidado de “Peña Nolito”. Em Sanlúcar, agora, todos são Benfiquistas. A principal preocupação passa por arranjar uma parabólica que permita ver todos os jogos do clube da Luz.

Já a família de Nolito, vive agora mais desafogada, no entanto, continua humilde e unida, segundo os seus membros.

MANUEL AGUDO DURÁN (NOLITO)


Manuel Agudo Durán (Sanlúcar de Barrameda, Cádiz, 15 de Novembro de 1986) é um futebolista espanhol que joga actualmente no Sport Lisboa e Benfica.

Carreira

Nolito chegou ao FC Barcelona com 22 anos, já tendo jogado no Écija Balompié.

Em 3 de Outubro de 2010, com 23 anos, Nolito estreiou-se em La Liga pelo Barcelona, substituindo Pedro Rodríguez num empate de 1–1 em casa diante ao RCD Mallorca. Em 10 de Novembro de 2010, marcou seu primeiro golo ao serviço do Barcelona contra o AD Ceuta na Copa del Rey 2010-11. Em 9 de Julho de 2011 Nolito fez a sua estreia no Benfica em jogos amigáveis contra a selecção do Friburgo, marcando um golo que nasceu da sua excelente jogada pelo flanco esquerdo. Nolito afirmou que ambiciona conquistar um lugar no plantel inicial encarnado e promete prosseguir esse objectivo.

Já no Benfica, estrou-se num jogo em casa, realizado no dia 27 de Julho de 2011, contra o Trabzonspor, da Turquia, naquilo que foi o seu primeiro jogo a contar para a Liga dos Campeões. Entrou aos 54' para abrir o marcador aos 71' com um remate fulminante oferecido pelo medio ofensivo Pablo Aimar marcando assim o primeiro golo do clube na referida época, num jogo que acabaria por ficar 2-0 a favor da sua nova equipa.